close
Produto
Qtde
Unit
Ação
09/10/2012 10:20:35

Saiba o que é Inseminação artificial em tempo fixo (iatf)

Conceitos sobre IATF essa técnica tão importante na Agropecuária e Pecuária: 

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) consiste em uma tecnologia que permite a inseminação de um grande número de vacas em dia e hora pré-determinada, sem a necessidade de observação de cios. 

Vantagens da IATF:
- Permite a inseminação de grande quantidade de vacas ao dia, aumentando a produtividade da inseminação artificial em bovinos.
- Aumenta a produção de bezerros provenientes de Inseminação Artificial em bovinos (Melhoramento Genético).
- Elimina a necessidade de observação de cios para se realizar a inseminação artificial em bovinos.
- Torna possível inseminarem-se vacas em anestro com boas taxas de prenhez.
- As fêmeas que não emprenham da IATF passam a apresentar cios regularmente, se tornando prenhes mais facilmente, através de repasse com a inseminação artificial convencional ou com uso de touros.
- Permite obter altas taxas de prenhez já no início da estação de monta.
- Antecipa e concentra o nascimento dos bezerros, fazendo com que apresentem maior peso ao desmame.
- Diminui o intervalo entre o parto e a nova prenhez das vacas do rebanho, aumentando a eficiência reprodutiva.
- Diminui o Intervalo entre partos (IEP) do rebanho, aumentando a produção de bezerros e leite ao ano (aumento da receita da fazenda).
- Diminui o descarte de fêmeas que ficariam vazias ao final da estação de monta, se a inseminação artificial em bovinos ( iatf ) não fosse utilizada.
- Diminui a necessidade de compra e manutenção de touros para repasse.
- Facilita o manejo na inseminação de vacas.Procedimentos da Inseminação artificial em tempo fixo ( iatf )Para que a inseminação artificial bovina ( IATF ) seja feita em tempo fixo, deve-se usar, observando criteriosamente, os hormônios de reprodução que induzam à ovulação sincronizada das vacas. 

Existem várias formas e variações de protocolos de IATF. De acordo com cada caso, ou seja, de acordo com as características da propriedade, há uma recomendação mais acertada. As variáveis que guiam a escolha do protocolo são: escore de condição corporal dos animais, tempo de pós-parto, raça, idade, tamanho do lote, infra-estrutura e mão-de-obra da fazenda. 

Vacas prenhas por IATF A IATF baseia se em sincronização da onda de desenvolvimento folicular e indução da ovulação do folículo já desenvolvido, de forma que se possa predeterminar o momento da inseminação artificial em bovinos. É importante lembrar ainda que animais com melhor condição corporal e, principalmente, em balanço energético positivo respondem melhor aos protocolos de IATF, atingindo taxas de gestação superiores, quando comparados a bovinos com déficit nutricional. 

Conclusão: rebanho bem nutrido e saudável apresenta melhor resposta à IATF. História da Inseminação Artificial em Tempo Fixo ( iatf )A inseminação artificial foi usada pela primeira vez no Brasil em meados da década de 1970 e é hoje uma das principais ferramentas de melhoramento genético do rebanho. O que não permitia sua popularização efetiva era a dificuldade em observar o cio. Já na década de 90, surgiu a IATF, visando facilitar a inseminação artificial em bovinos com data marcada e sem necessidade de observar o cio das matrizes. 
Comente!
Voltar

Solicite agora mesmo uma visita de nossos CONSULTORES

Solicite uma Visita

Cotação

Nome:  

E-mail:  

Telefone:  

Cidade:   UF:

<< Voltar